segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ATIVIDADE 1.1 - REFLEXÕES INICIAIS

A sociedade desde o início do século XXI caracteriza-se pela explosão da tecnologia facilitando, assim, a informação e a comunicação, o que implica a necessidade de seleção, avaliação e processamento dessa informação para que se transforme em conhecimento válido e científico.
A criança, atualmente, é conduzida à escola, com o intuito de aprender e ser inserida na sociedade para um futuro cidadão consciente de todas as grandes mudanças. Pois o acesso às informações está muito rápido, qualquer pessoa hoje consegue ter uma página na internet ou acessar a de outras pessoas, sem a necessidade de publicação. Dessa forma é preciso uma competência cognitiva, termo que o autor Juan Ignacio Pozo ressalta, em que as pessoas precisam adquirir para ter um olhar crítico, sobre tudo que é possível achar e ler, especialmente navegando na internet.
É percebido que a internet e seus recursos abrem portas para uma renovação e diversificação de práticas pedagógicas, questionando professores sobre suas concepções de ensino e de aprendizagem. Desta forma percebe-se que educar, aprender e ensinar é um desafio e um processo fundamentalmente humano. A educação escolar é um intercâmbio entre pessoas que se comunicam, se falam e podem ser mediados pela tecnologia quando bem empregada, sendo a escola facilitadora desta troca.
Uma nova cultura educacional da aprendizagem tem como ponto principal as novas tecnologias da informação, seja através da televisão, rádio ou internet e a escola tem que estar ciente, ser flexível, formar alunos com fácil acesso e darem sentido a informação que lhe é aplicada.
O professor, nesta era tecnológica, precisa estar aberto para as mudanças que estão à sua frente quase que a velocidade da luz. Assim, novas formas de ensinar estão surgindo, com isto adentram as inovações tecnológicas; através de novas formas de aplicar os conhecimentos.
O autor afirma que a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, exige novas funções discentes e docentes, as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade, uma mudança nas concepções profundamente arraigadas de uns e de outros sobre a aprendizagem e o ensino para encerrar essa nova cultura da aprendizagem.
Com essas afirmações do autor, acreditamos que é, exatamente, este o desafio para converter a informação em conhecimento.

“Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.”

Juan Ignacio Pozo
 

REFERÊNCIAS

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio. Porto Alegre: Artmed, ano VIII, n. 31, ago./out. 2004. Disponível em: <http:// http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=386.>. Acesso em: 22 ago. 2012.


TORNAGHI, A. J. da C.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC. 2. ed. Brasília-DF: Secretaria de Educação a Distância, 2010

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